A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta sexta-feira (1º), o nome de Arthur Elias como o novo técnico da Seleção Brasileira Feminina de Futebol. A escolha veio após a demissão da sueca Pia Sundhage na última quarta-feira (30).
Arthur Elias atualmente é treinador do Corinthians, e continuará no time paulista até o término da Copa Libertadores Feminina 2023. O novo treinador assinou um contrato de quatro anos com a CBF, período no qual terá importantes desafios, incluindo as Olimpíadas de Paris 2024 e a busca pela classificação para a Copa do Mundo de 2027, cuja sede ainda não foi definida pela Fifa, mas na qual o Brasil é um dos candidatos a receber o torneio.
Em sua primeira entrevista como técnico da seleção, Arthur Elias destacou a importância de buscar resultados no curto prazo, especialmente nos Jogos Olímpicos. “A Seleção Brasileira precisa voltar a ser protagonista mundial, esse é o nosso objetivo”, afirmou.
No evento realizado no auditório da sede da CBF, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, também anunciou a ex-jogadora Augusto, que estava no Red Bull Bragantino, no cargo de técnica da Seleção Sub-20. Simone Jatobá, que foi recentemente contratada para comandar a Seleção Sub-17, também participou da apresentação.
Quem é Arthur Elias?
Arthur Elias, de 42 anos, iniciou a sua carreira no Centro Olímpico. Ao longo de sua passagem à frente do Corinthians, desde 2016, o treinador acumulou grandes títulos. Ele conquistou o Brasileirão Feminino em quatro ocasiões, nos anos de 2018, 2020, 2021 e 2022, estabelecendo-se como o treinador mais vitorioso da história da competição. Além disso, ele conquistou o bicampeonato da CONMEBOL Libertadores Feminina e também ergueu o troféu do Paulistão em quatro oportunidades.
Foto: Thais Magalhães/CBF
Convocação
Logo após ser anunciado como novo treinador da seleção brasileira feminina, o técnico Arthur Elias anunciou a sua primeira convocação para a Data Fifa de setembro. Entre os dias 18 e 26 deste mês, o grupo será comandado apenas para treinos, sem realização de jogos. A ideia é iniciar a preparação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Confira as convocadas:
GOLEIRAS
Leticia (Corinthians)
Luciana (Ferroviária)
Camila (Santos)
Kemelli (Corinthians)
ZAGUEIRAS
Rafaelle (Orlando Pride)
Tainara (Bayern de Munique)
Kathellen (Real Madrid)
Antonia (Levante)
LATERAIS
Tamires (Corinthians)
Yasmim (Corinthians)
Katiuscia (Corinthians)
Bruninha (Gotham FC)
MEIAS
Ary Borges (Racing Louisville)
Luana (Corinthians)
Duda Sampaio (Corinthians)
Angelina (OL Reign)
Ana Vitória (PSG)
Brena (Santos)
ATACANTES
Kerolin (NC Courage)
Debinha (KC Current)
Bia Zaneratto (Palmeiras)
Geyse (Manchester United)
Nycole (Benfica)
Gabi Portilho (Corinthians)
Jheniffer (Corinthians)
Eudimila (Ferroviária)
Amanda (Palmeiras)
Adriana (Orlando Pride)
Marta (Orlando Pride)
Cristiane (Santos)
Confira a primeira a apresentação e aprimeira convocação de Arthur Elias