A Seleção Brasileira dá o pontapé inicial em busca de uma vaga na Copa do Mundo de 2026, nesta sexta-feira, dia 8 de setembro. O jogo contra a Bolívia, marcan o começo das Eliminatórias Sul-Americanas e estreia do técnico Fernando Diniz no comando da seleção canarinho. O duelo acontecerá no Estádio Mangueirão, em Belém do Pará, às 21h45 (horário de Brasília).
Onde assistir
A partida entre Brasil e Bolívia será transmitida ao vivo pela TV Globo e pelo SporTV. Os espectadores também podem acompanhar o jogo via streaming pela Globoplay, canais ao vivo e Claro tv+.
Retrospecto
Nas 32 partidas entre as duas seleções, o Brasil obteve 23 vitórias, a Bolívia venceu cinco jogos e as outras quatro partidas terminaram empatadas. Ao todo, a Seleção Brasileira marcou 108 gols, enquanto os bolivianos contabilizam 25.
O último encontro entre as equipes ocorreu no ano passado, em 22 de março, com uma goleada brasileira por 4 a 0. Os gols foram anotados por Lucas Paquetá, Bruno Guimarães e Richarlison (duas vezes).
Seleção Brasileira no Mangueirão
Esta será a quinta vez que a equipe principal da Seleção Brasileira jogará no Mangueirão, e o histórico é favorável ao time canarinho. Em quatro jogos, houve um empate, três vitórias e nenhum gol sofrido.
O primeiro jogo do Brasil no Mangueirão aconteceu em 8 de novembro de 1990, com um empate sem gols contra o Chile. O segundo ocorreu em 9 de outubro de 1997, quando o Brasil, sob o comando de Zagallo, venceu o Marrocos por 2 a 0, com gols de Denílson.
Em 2006, nas Eliminatórias da Copa do Mundo, o Mangueirão sediou o jogo entre Brasil e Venezuela, com uma vitória brasileira por 3 a 0, com gols de Adriano, Ronaldo e Roberto Carlos.
O último jogo no Mangueirão ocorreu em 28 de setembro de 2011, no Superclássico das Américas, quando o Brasil venceu a Argentina por 2 a 0, com gols de Lucas Moura e Neymar.
Estreia de Fernando Diniz
Além de marcar o início da jornada brasileira nas eliminatórias, o jogo no Mangueirão também será a estreia de Fernando Diniz como técnico da Seleção Brasileira. Ele, que também é técnico do Fluminense, tem contrato até o próximo ano. A ideia da CBF é de que ele deve permanecer no cargo até a chegada do técnico italiano Carlo Ancelotti.
A escalação da Seleção Brasileira para a estreia nas eliminatórias conta com nove jogadores que estiveram na última Copa do Mundo. As exceções são o zagueiro Gabriel Magalhães e o lateral-esquerdo Renan Lodi.
Seleção Boliviana
A Bolívia chega para o confronto após uma derrota para o Panamá por 2 a 1 no último domingo. O técnico Gustavo Costas conta com o experiente atacante Marcelo Moreno, de 36 anos, que completará 103 jogos com a camisa da Seleção Boliviana na sexta-feira.
Ficha Técnica:
– Brasil x Bolívia
– 1ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas
– Data e horário: 8/9/2023, às 21h45 (horário de Brasília)
– Local: Estádio Mangueirão, Belém (PA)
Brasil: Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; Casemiro e Bruno Guimarães; Raphinha, Neymar e Rodrygo; Richarlison. Técnico: Fernando Diniz.
Bolívia: Guillermo Viscarra; Héctor Cuéllar, Carlos Roca e Jairo Quinteros; Medina, Luciano Ursino, Saucedo, Miguelito; Víctor Ábrego e Marcelo Moreno. Técnico: Gustavo Costas.
Arbitragem: Juan Gabriel Benítez (PAR)
Auxiliares: Eduardo Cardozo (PAR) e Milciades Saldivar (PAR)
VAR: Carlos Benítez (PAR)
Foto:Vitor Silva/CBF