Vila Nova perde para o ABCVila Nova perde para o ABC e não consegue o acesso. Foto: Roberto Corrêa/VNFC

Vila Nova bate recorde de pontos em uma edição da Série B, mas não consegue o acesso

O Vila Nova foi derrotado para o ABC por 3 a 2 neste sábado (25), no Estádio Fraqueirão. O Tigrão, que teve o apoio de mais de 3 mil torcedores em Natal, dependia das próprias forças, mas acabou decepcionando. Doi seis times que lutavam pelo acesso na última rodada o time colorado foi o único que perdeu e viu o rival, Atlético-GO, o substituir no G4 da Série B.

Melhor pontuação da história

Ao final do Campeonato Brasileiro da Série B 2023, o Vila Nova acumulou 61 pontos, sua melhor pontuação na história da competição. Pela primeira vez, o time chegou à última rodada com chances reais.

No entanto, a oitava colocação não superou a campanha de 2008, quando o time terminou em sexto lugar, somando 58 pontos. Em 2017 e 2018, o time colorado encerrou a Série B em sétimo, com 58 e 57 pontos, respectivamente. Nas campanhas deste ano e de 2018, o time ficou a três pontos do G4 ao final da competição.

Primeiro turno no G4

No primeiro turno, o Vila Nova alcançou a terceira posição, com 35 pontos, a melhor pontuação do time em um turno da Série B na história do clube. O recorde anterior era de 33 pontos na edição de 2006. Durante a primeira metade do campeonato, o time conquistou dez vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Já no segundo turno, o time colorado somou 26 pontos, a nona melhor campanha, com sete vitórias, cinco empates e sete derrotas.

Muitos pontos perdidos em casa

Jogando em casa, o Vila Nova teve o sexto melhor aproveitamento, com 39 pontos conquistados em 11 vitórias. No entanto, o Tigrão tropeçou em seus domínios em oito jogos, empatando seis vezes (contra Criciúma) e sofrendo duas derrotas. Ao todo, foram 18 pontos perdidos em casa. Fora de casa, o Vila Nova também teve o sexto melhor aproveitamento, com 22 pontos conquistados, seis vitórias, quatro empates e nove derrotas.

Melhor defesa da Série B

Ao término da Série B 2023, o Vila Nova teve a melhor defesa da competição, empatado com o Novorizontino, ambos sofrendo 30 gols. Desses, oito foram no primeiro turno e 22 no segundo.

Ataque de G4

O Tigrão apresentou o quarto melhor ataque do campeonato, com 49 gols, sendo 22 marcados no primeiro turno e 27 na segunda metade. O atacante Caio Dantas ficou em quarto na artilharia, com dez gols, enquanto o volante Igor Henrique marcou sete. O zagueiro Rafael Donato e o atacante Guilherme Parede fizeram seis gols cada.

Pontos perdidos para os rebaixados

O Vila Nova teve dificuldades contra os times rebaixados, mas obteve bom desempenho contra as equipes promovidas. Com exceção do Criciúma, contra o qual o Vila empatou em casa e perdeu fora, o time não foi derrotado pelo Vitória, vencendo em casa e empatando em Salvador. O Juventude foi vencido duas vezes, e no clássico contra o Atlético, houve um empate no Accioly e uma vitória no OBA no segundo turno. No entanto, contra os rebaixados, o Vila Nova não conseguiu vencer o lanterna ABC, com um empate em casa e uma derrota em Natal, além de derrotas para Londrina, Tombense e Sampaio Corrêa, todas fora de casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *