Antes da bola rolar pela Taça das Favelas GO 2023, o maior campeonato do mundo entre jovens de periferias e favelas, será realizado o lançamento oficial e o sorteio dos grupos das competições masculina e feminina. O evento esse ano vai acontecer no maior teatro do centro oeste, que é o Centro de Convenções da PUC Goiás, no próximo dia 11, às 19h. Um dos grandes atrativos do evento será a participação e um show do artista reconhecido internacionalmente MC Menor MR, que canta a música oficial da Taça das Favelas e diversos outros sucessos consagrados no seu estilo musical.
Todas as comunidades participantes e o público em geral estão convidados para essa grande festa que visa dar protagonismo às periferias de Goiás. Para participar, basta retirar o ingresso de maneira gratuita no site da CUFA Goiás: cufago.org.br/tacadasfavelas2023 .
No evento, além do lançamento oficial e o sorteio dos grupos, teremos a presença de apoiadores do projeto, personalidades esportivas, autoridades do estado e apresentações culturais e artísticas.
Taça das Favelas: celeiro de talentos
A Taça das Favelas é uma competição consolidada nacionalmente e além de proporcionar visibilidade aos moradores de periferias que no seu dia a dia não têm uma competição estruturada pra disputar, a Taça oferece um evento produzido igual a um campeonato profissional de futebol, que acontecerá ao longo de 3 meses e ainda possibilita que jovens talentos possam ser observados por olheiros de times profissionais. Em outras edições da Taça das Favelas e da Tacinha, isso aconteceu. E dessa vez não será diferente.
Com isso, jovens que jogarão a competição poderão ser convidados a fazer avaliações e até pertencer às categorias de base de grandes clubes, como hoje acontece com o José Efessoney, que disputou a Taça das Favelas no ano passado e hoje compõe o elenco sub-20 do Goiás Esporte Clube.
Nacionalmente temos outros exemplos de jogadores que disputaram a Taça e que hoje são jogadores profissionais, como o zagueiro e capitão do Vila Nova, Rafael Donato, o jovem atacante Ronald Barcelos do Grêmio e o meia Patrick de Paula, que hoje está no Botafogo.
Futebol Feminino
Desde o ano passado, a Taça das Favelas GO abre espaço para que as nossas jogadoras possam também disputar uma competição com padrão profissional. Neste ano mais de 30 equipes estão participando. Sabendo da importância de incentivar a modalidade e reconhecendo que ano após ano o Brasil está mais atento ao rendimento do futebol feminino, é uma das missões da Taça poder proporcionar um campeonato competitivo, atraente e de visibilidade para as meninas do futebol em Goiás.