Rafael Guanaes é eleito o melhor treinador do Brasileirão. Foto: Staff Images/CBFRafael Guanaes é eleito o melhor treinador do Brasileirão. Foto: Staff Images/CBF

O futebol e suas voltas. O ano de 2025 termina com a redenção absoluta para Rafael Guanaes. O treinador, que começou a temporada sendo demitido pelo Dragão durante o Campeonato Goiano, foi coroado na noite desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, como o Melhor Técnico do Brasileirão 2025 na premiação oficial da CBF.

Comandando a surpresa do campeonato, o Mirassol, Guanaes desbancou gigantes como Filipe Luís (do campeão Flamengo) e Abel Ferreira (Palmeiras), conduzindo o time paulista a um histórico 4º lugar e a uma vaga inédita na Libertadores da América.

De “insuficiente” no Accioly a histórico na Série A

A trajetória de Guanaes em 2025 é um estudo de caso sobre paciência e gestão. No dia 2 de março, ele foi desligado do Atlético-GO após apenas 13 jogos. O motivo? Um empate com o Inhumas. Na época, ele deixou o clube classificado na Copa do Brasil e no Goianão, com 53% de aproveitamento.

🗣️ A FALA DO CAMPEÃO: “Vim da última divisão do estado de São Paulo, então tenho uma lista muito grande de pessoas para agradecer. Ninguém consegue fazer nada grande sozinho (…) a gente conseguiu fazer algo extraordinário. Que extrapola o campo, cheio de propósito.”Rafael Guanaes, em seu discurso de premiação.

A ironia do destino é cruel com o planejamento atleticano. Enquanto o Dragão teve três técnicos na Série B (Tencati, Fábio Matias e Lacerda) e terminou em 11º lugar com um aproveitamento de 45% (inferior ao de Guanaes quando saiu), o treinador assumiu o Mirassol em 13 de março e fez história.

Sob sua batuta, o Leão Caipira terminou o Brasileirão invicto em casa, somando 67 pontos. O reconhecimento veio não só com o troféu de melhor técnico, mas com a renovação de seu contrato para 2026.


🏆 Confira os vencedores do Prêmio Brasileirão 2025

A festa da CBF também premiou os melhores atletas da temporada. Destaque para a arbitragem goiana, representada por Caio Max Augusto Vieira, eleito o melhor VAR da competição.

Futebol Masculino

  • Craque: Arrascaeta (Flamengo)

  • Artilheiro: Kaio Jorge (Cruzeiro) – 21 gols

  • Revelação: Rayan (Vasco)

  • Melhor Técnico: Rafael Guanaes (Mirassol)

  • Gol mais bonito: Pedro (Flamengo)

👕 SELEÇÃO DO CAMPEONATO: Rossi (FLA); Paulo Henrique (VAS), Fabrício Bruno (CRU), Léo Pereira (FLA) e Reinaldo (MIR); Lucas Romero (CRU), Jorginho (FLA), Matheus Pereira (CRU) e Arrascaeta (FLA); Vitor Roque (PAL) e Kaio Jorge (CRU).

Arbitragem:

  • Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)

  • Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Rafael da Silva Alves (RS)

  • VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)

Futebol Feminino

O Corinthians e o Cruzeiro dominaram a premiação das mulheres, com o título de craque ficando para a veterana Gabi Zanotti.

  • Craque: Gabi Zanotti (Corinthians)

  • Técnico: Jonas Urias (Cruzeiro)

  • Artilheira: Amanda Gutierres (Palmeiras) – 17 gols

  • Revelação: Jhonson (Corinthians)

👕 SELEÇÃO FEMININA: Nicole (COR); Isabela (CRU), Isa Haas (CRU), Mariza (COR) e Giselli (CRU); Lorena Bedoya (CRU), Brena (PAL), Duda Sampaio (COR) e Gabi Zanotti (COR); Letícia (CRU) e Amanda Gutierres (PAL).

By André Isac

André Isac é jornalista esportivo com mais de 30 anos de experiência em TV, rádio e internet. Especializado em futebol goiano e cobertura nacional, é comentarista do PUC TV Esportes e do Brasil Esportes, além de editor do portal Goianão Esportes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *