O Atlético-GO teve um primeiro turno difícil, porém reagiu, foi o melhor no returno e conquistou mais um acesso
No sábado (25), o Atlético-GO assegurou seu retorno à elite do futebol nacional ao vencer o Guarani por 3 a 0 no Estádio Antônio Accioly. Em 2024, o Dragão fará sua oitava participação no Brasileirão Série A na era dos pontos corridos.
O Dragão fez o “bate e volta”
Rebaixado em 2022, o Dragão estará de volta à elite do futebol nacional no próximo ano. Este foi o quarto acesso do Dragão em oito edições do time na Série B na era dos pontos corridos.
O time rubro-negro subiu em 2009, terminando na 4ª colocação com 65 pontos. Em 2016, conquistou o título da competição com 76 pontos, e em 2019 ficou em quarto lugar com 62 pontos.
Reação no segundo turno
O Atlético-GO terminou o Campeonato Brasileiro da Série B na quarta colocação, com 64 pontos, 17 vitórias, 13 empates e 8 derrotas. No primeiro turno, o Dragão terminou na 11ª colocação, com 27 pontos, seis vitórias, nove empates e quatro derrotas. Já no returno, o Dragão fez a melhor campanha, somando 37 pontos, com onze vitórias, quatro empates e quatro derrotas.
Segundo melhor ataque
No Brasileirão da Série B de 2023, apenas o Sport fez mais gols do que o Atlético-GO, 59 a 56. Gustavo Coutinho, centroavante do Dragão, encerrou a competição como artilheiro, com 14 gols. Luiz Fernando fez nove, Baralhas marcou cinco, e Shaylon com quatro foram os principais artilheiros do time rubro-negro na competição.
Defensivamente, o Atlético teve problemas na Série B de 2023, sendo a quinta equipe mais vazada da competição, com 45 gols sofridos. Principalmente no primeiro turno, quando o time sofreu 28 gols. No returno, com a chegada de reforços e do técnico Jair Ventura, a defesa atleticana sofreu 17 gols.